Dissertação – Proposta de Um Modelo de Análise das Construtoras em Relação ao uso da Lean Costruction

ufpr

Autor da Tese:

BRUNO SOARES DE CARVALHO – Mestre em Construção Civil – UFPR

Site: http://engenhariacivilpcp.blogspot.com/

Resumo:

A construção enxuta é uma filosofia de gestão originária da produção enxuta que por sua vez originou-se do Sistema Toyota de Produção. Desde o início da década de 50 as empresas consideradas enxutas colhem vantagens competitivas sobre as empresas que possuem uma sistemática de trabalho baseada no sistema tradicional Fordista e Taylorista.
A produção enxuta foi adaptada para a construção civil por Lauri Koskela (1992) e passou a ser chamada de Lean Construction ou construção enxuta.
Esta nova filosofia de gestão nasceu baseada em 11 princípios fundamentais que devem ser incorporados a cadeia de valor da construtora para que esta seja considerada enxuta.
Para aquelas empresas que já praticam ou que pretendem iniciar a filosofia da construção enxuta, conhecer o seu estado atual é fundamental para que estas empresas possam estabelecer metas que orientem as ações futuras.
Desta maneira busca-se conseguir disseminar estes princípios na sua cadeia de valor e conseqüentemente gerar a melhoria contínua da gestão de seu negócio.
Parte-se do princípio de que as empresas possuem características diferentes entre si e, portanto o nível de implantação da construção enxuta é variável entre as diversas construtoras. Portanto este trabalho vem a contribuir
para que as empresas realizem de maneira eficiente e eficaz um diagnóstico do estado atual da sua cadeia de valor em relação aos conceitos da construção enxuta.
Sendo que o produto criado neste trabalho é um questionário capaz de avaliar cinco diferentes pontos de vista: (1) Diretoria, (2) Engenharia, (3) Operários, (4) Fornecedores, (5) Projetistas e verificar a percepção dos Clientes em relação ao uso da construção enxuta. Desta forma é possível realizar uma análise dos pontos fracos e das potencialidades da empresa frente a esta filosofia de gestão para estabelecer uma estratégia de ações que busque o desenvolvimento da empresa em relação a construção enxuta.
Como este trabalho trata de assuntos vinculados a medição de desempenho, propõe-se ainda uma classificação sobre os resultados obtidos através da avaliação realizada pelo questionário.
Esta classificação servirá como parâmetro para que diferentes empresas com diferentes características possam comparar resultados de maneira uniforme.
Através de uma comparação entre os resultados obtidos com aaplicação do questionário e uma análise qualitativa das empresas estudas, concluí-se neste trabalho de que o questionário é capaz de realizar a medição de desempenho das construtoras em relação ao uso da construção enxuta.
Este trabalho é finalizado com algumas propostas de ações que favoreçam o amadurecimento das empresas em relação aos conceitos da construção enxuta.

– Para ler a tese completa em português:

Atenção: Como me disse o próprio Bruno, a tese está 99% pronta, faltando algumas interpretações dos gráficos, por isso assim que conseguir a versão 100% troco o arquivo.

3 respostas para Dissertação – Proposta de Um Modelo de Análise das Construtoras em Relação ao uso da Lean Costruction

  1. Mariana disse:

    Olá Bruno, gostaria muito de ler sua tese completa, mas não estou conseguindo fazer download por aqui, não aparece link para baixar. Gostaria de pedir por gentileza se teria como enviar para meu e-mail.

    Muito obrigada.

    • Luiz Junqueira disse:

      Mariana, já corrigi o link do download.

      Grato pela observação.

      • Vivian Oliveira disse:

        Olá!
        Quando tento fazer download da tese, surge a mensagem:
        “O link para o arquivo que você solicitou não é válido.”
        Teria algum outro meio de eu fazer esse download?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: