Dissertação – Aplicação da Lean Construction no Setor de Edificações

UFPE - Logo

Autor da Tese:

EMERSON DE SOUZA BARROS – Mestrado em Engenharia de Produção – UFPE

Resumo:

Este estudo trata da aplicabilidade do Sistema “Lean Construction” de produção, em grandes empresas de construção civil do setor de edificações da Região Metropolitana do Recife, identificando se os princípios da “Lean” são totalmente ou parcialmente aplicados nessas empresas.

Uma empresa de construção civil será mais competitiva, a partir da eficiência do seu sistema  de  produção,  em  termos  de  estrutura,  infra-estrutura,  qualidade,  planejamento  e controle.  A  arma  fundamental  da  competitividade  traduz-se  como  sendo  o  planejamento racional das atividades de produção.

A preocupação com o desperdício, controle de perdas e diminuição dos custos, apesar de ser um fator importante para qualquer processo ou setor produtivo, no caso do setor de construção  civil,  ficou  relegado  a  segundo  plano  durante  muitos  anos,  dado  o  atraso característico do próprio setor.

Segundo Formoso et al. (2000), diversos diagnósticos realizados no Brasil e no exterior indicam que a maioria dos problemas que resultam em baixos patamares de eficiência e qualidade  na  construção  civil  têm  origem  em  problemas  gerenciais.  Nesse  contexto, consideráveis esforços por parte das empresas têm sido direcionados no sentido de introduzir no setor modernas filosofias gerenciais, algumas das quais desenvolvidas inicialmente em
outras indústrias, como é o caso da “Lean Construction”, derivado do conceito de “Lean Production”.

A investigação foi conduzida através de entrevistas, com questionário semi-estruturado, realizadas em empresas certificadas de construção civil relacionadas ao setor de edificações, localizadas na Região Metropolitana do Recife.

– Para ler a tese completa em português:

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: